Fala Manoel.

Canto dedicado ao poeta Manoel de Barros, o poeta de 94 anos mais jovem e moderno que já inexistiu. Cante para ele você também. Ou não faça nada. Pois como ele mesmo diz: “se o nada desaparecer, a poesia acaba”. Vou publicar aqui diálogos meus com o Manuca. Nunca nos conhecemos, mas a gente sempre conversa. Ele mandou dizer que de tudo que eu falar aqui “só dez por cento é mentira”.


Gabriel Camões – Um prazer e uma honra conversar contigo. Primeiramente, Maneco… Posso te chamar de Maneco?

Manoel de Barros – Sou um homem percorrido de existências, que faz encurtamento de águas, a quem os camaleões estão favoráveis e para quem os passarinhos aveludam seus cantos. Então, pode me chamar de Maneco, Marreco, do que você quiser…

Gabriel Camões – Perfeito. Então Maneco… Me fale como é que funciona essa história de fazer “desenhos verbais de imagens”. O que lhe motiva a encontrar novas possibilidades no uso da língua, coisa que, diga-se de passagem, é feita por você de maneira genial…

Manoel de Barros – Descobri aos 13 anos que o que me dava prazer nas leituras não era a beleza das frases, mas a doença delas. Comuniquei ao Padre Ezequiel, um meu Preceptor, esse gosto esquisito. Eu pensava que fosse um sujeito escaleno. – Gostar de fazer defeitos na frase é muito saudável, o Padre me disse. Ele fez um limpamento em meus receios. O Padre falou ainda: Manoel, isso não é doença, pode muito que você carregue para o resto da vida um certo gosto por nadas…E se riu. Você não é de bugre? – ele continuou. Que sim, eu respondi. Veja que bugre só pega por desvios, não anda em estradas – Pois é nos desvios que encontra as melhores surpresas e os ariticuns maduros. Há que apenas saber errar bem o seu idioma. Esse Padre Ezequiel foi o meu primeiro professor de agramática.

Continua…

Be the first to start a conversation

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: